Melodia
Melodia

Viajar é fechar a agenda e sair da rotina

Viajar é se lançar aos lugares deixando que eles entrem dentro de nós

É deslizar os olhos para tantas maravilhas

É surpreender se sempre, porque ainda que o lugar seja o mesmo, os olhos já são outros

É sentir o aroma dos pratos, das flores, das montanhas, campos e da brisa do mar

É ouvir o burburinho dos cafés e praças, de um sino de igreja, uma música ao longe ou o silêncio de uma estradinha solitária

Viajar é envolver se, emocionar se

Passear a alma

E voltar um pouco diferente do que fomos

Sempre pra melhor!

sábado, 24 de março de 2012

Suiça: Gruyières sabor motié- motié

Chegada a Gruyères!



Pracinha da vila



Única rua de Gruyères



E as montanhas como moldura!



Restaurante Le Chalet ... e com direito a um beijo



Mini cebolas e pepinos em conserva



E o "Senhor" Motié- Motié!



Com o incrível tostado do final



Merengues, framboesas e o "tal" creme!



Cafezinho de arremate!



A vista pra mirar e as estradas pra percorrer!


Gruyères se aninha no coração da Suíça francesa. Fica no alto, sobre um vale desses tão envolventes que só esse país tem.


Estando por lá, é passagem obrigatória entrar para conhecer essa doçura de aldeia que é Gruyères!


Seguindo a única rua dessa vilinha depois da praça, lá no alto antes do castelo, está o restaurante Le Chalet. É lá que se encontra o melhor fondue que já provei na Suíça!


 Sim não exagero, creiam. O motié - motié  é a junção de dois queijos: metade Gruyère, metade Vacherin, que resulta numa cremosa e sutil combinação.


Vem acompanhado na entrada de mini cebolas e pepinos em conserva, pães e baby batatas.
No finalzinho, as simpáticas garçonetes portuguesas, ainda tostam a mistura do que resta na terrine, para delírio geral!


Como se tudo isso ainda não bastasse, a sobremesa típica do Le Chalet é um delicado merengue acompanhado por framboesas maduras e um creme, cuja receita é um segredo só de lá,  Depois... o cafezinho!


E aí? O que mais? Bem, o que resta é descer a ladeira despedindo se de Gruyères. Dar uma última  mirada naquele verde ondulado lá embaixo e sair pelo vale explorando as estradas e acalentando bastante o desejo de voltar!

6 comentários:

  1. Adele ,se você for na época das castanhas será o melhor para a sobremesa
    Voltarei neste lugar todas às vezes que for possível para ver a dança da plantação de trigo,inesquecível quando o vento sopra iniciando uma tempestade
    É um lugar maágico
    Obrigada por me relembrar de um lugar único
    beijos
    Marilda

    ResponderExcluir
  2. É verdade ... vimos o vento fazendo o trigo dançar ! Tudo que envolve a natureza é mais intenso na Suiça !!! País de exuberância e paz !!!!

    ResponderExcluir
  3. Ah, que delícia! Eu me lembro com saudade da estradinha que me levou a Gruyères. Pelo caminho, formas e cores em combinações variadas. A mesma paisagem suave estampada nas caixas de bombom de antigamente. Montanhas azuladas, extensos vales, vaquinhas gorduchas com sininhos pendurados em seus pescoços, e de longe em longe, chalés de madeira com janelas e beirais cobertos de flores. Da pequenina Gruyères tambem sinto saudade. Foi lá que apreciei pela primeira vez uma autêntica fondue. Quando Marina, a garçonete portuguesa, colocou sobre a mesa penelinhas vermelhas com a fondue motié-motié, senti seu aroma e fiquei olhando para aquela mistura de queijos que borbulhava; depois, assim que levei à boca uma batatinha encharcada de queijo, não segurei um suspiro de satisfação. Foi impossível resistir à sobremesa que Marina me sugeriu: framboises avec crème et meringues. Uma composição delicada que comi bem devagar para prolongar o meu prazer.
    Adele, as fotografias são um ponto de apoio para as lembranças, eu lhe agradeço por me trazer de volta momentos tão bons.
    Bjss
    M A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico grata de recordar com queridos amigos , momentos como esses !!! A vida vale pelo doce elo da amizade que cultivamos !Em viagens juntos , o elo se reforça ainda mais ... graças a oportunidade de vivenciar emoções em lugares como esses ... Gruyères , e tantos outros ! Obrigada pela companhia e amizade ! Valeu !!!

      Excluir
  4. Parabéns, Adele.

    Voce sempre transmite as emoções da beleza desse paraíso Suíço-Gruyères.
    Guta

    ResponderExcluir
  5. Adele como voce consegue ficar magrinha experimentando todas essa guloseimas deliciosas ????É de dar agua na boca, estou aqui babando !!!Muito lindo e delicioso tudo!!!!Beijos, Mônica.

    ResponderExcluir